A ANEEL quer taxar o sol?

Vamos entender de uma vez por toda tudo o que está acontecendo neste momento no setor solar? Sem puxar sardinha pra lado nenhum... nem defendendo os interesses pessoais da empresa.


Pra início de conversa quem é a ANEEL?!


Aneel é a Agência Nacional de Energia Elétrica... uma autarquia vinculada ao Ministério das Minas e Energias que tem como função regular e fiscalizar a geração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica em todo território nacional. Quer saber mais sobre isso é só pesquisar no google: aneel.gov.br


Em 2012 a ANEEL publicou a primeira resolução sobre energia solar fotovoltaica no Brasil, a res 482/2012: "Estabelece as condições gerais para o acesso de microgeração e minigeração distribuída aos sistemas de distribuição de energia elétrica, o sistema de compensação de energia elétrica, e dá outras providências."


Desde então o mercado solar cresceu bastante (ainda que seja bastante incipiente) e chegamos no ano de 2019 ao nosso primeiro 1GW de potência instalada de GD. Mas o que é GD? Geração distribuída, ou seja, energia sendo gerada em vários lugares diferentes e não apenas em uma única fonte (como uma usina hidrelétrica), a GD solar distribui geração entre todos os telhados de todas as unidades consumidoras de energia conectadas ao grid das concessionárias.


Abro agora um espaço para falar sobre o panorama mundial da fotovoltaica: Sabia que a Alemanha (país do tamanho do estado do Mato Grosso do Sul) tem 45 GW de potência instalada?! :0 (QUARENTA VEZES MAIS QUE O BRASIL INTEIRO!!!)


Pronto... agora a gnt volta pro Brasil.


O fato é que quando a gnt instala fotovoltaica na nossa casa, comércio ou industria a gente para de consumir energia da concessionária e com isso para de alimentar o "boi gordo" e com isso o bicho não engorda mais e ai quando ele tem que se movimentar (dar manutenção na rede de distribuição de energia) ele tem que queimar gordura! Entendeu o trocadalho do carilho?! Na verdade, é fato que com o aumento da GD no Brasil vai diminuir a fonte de receita das concessionárias e permissionárias de energia e com isso "achatar" os lucros devido ao custo das linhas de distribuição permanecerem. E quem você acha que vai pagar por isso? CLAROOOOO QUE SERÁ O CONSUMIDOR QUE NÃO TEM GD.

Ou você acha que a concessionária vai deixar de lucrar?! ham? ham? No Brasil?! tisc, tisc, tisc... é rir pra não chorar! ;)


Então é claro que é justo reorganizar o sistema pra não onerar o cliente que não tem GD.


Masssssss não agora né, p%$@%¨#!!! O Brasil está começando a engatinhar na fotovoltaica (e em todas as outras fontes renováveis) somos um bebê continental gerando uma migalha perto de países como Alemanha, Japão, etc... Ai os CARAS já tão preocupadinhos que vão faturar 1% a menos dos bilhões que faturam... tadinhos!!! :(


Então, pra finalizar (essa primeira parte do texto) a ANEEL não quer taxar o sol, a sugestão de melhorias na resolução se faz necessária, com gatilhos de geração (atingiu tantos GigaWatts de geração muda a resolução (outra hora explico sobre os gatilhos)), mas essa proposta agora pra mudança tão brusca é ABSURDA e mostra que somos MUITOOOO massa de manobra. Importante frizar: - A ANEEL já demonstrou que vai recuar com relação ao direito adquirido e não vai mexer com quem já tem GD. (ou seja, essa é a hora de instalar o seu sistema sem crise ou dor de cabeça).

- O movimento em prol da revisão da proposta por meio do setor fotovoltaico está muito unido e mostrou pra ANEEL que não vai ser tão suave assim.

- As mudanças (caso ocorram) não vão inviabilizar GD (mas vai mudar o jeito de jogar o game).

- A InvestSol está aqui pra tirar suas dúvidas sobre a regulção!


Quer saber quanto custa seu sistema instalado funcionando bonitinho?! rs... manda um e-mail pra orcamento@investsol.com.br


Bjo de luz (solar)!!!


Aquele abraço!






3 visualizações0 comentário

©2019 by InvestSol engenharia solar fotovoltaica

Faça parte da nossa newsletter e receba novidades sobre o mercado solar fotovoltaico

Newsletter InvestSol

INVESTSOL_CLORORIDO_PNG.png
  • Instagram
  • Facebook