Quem tem energia solar AJUDA quem não tem!


É comum ouvirmos que: - QUEM TEM ENERGIA SOLAR PREJUDICA QUEM NÃO TEM! Isso é uma grande bobagem e a gente começa essa postagem contando uma história pra você.


Nos últimos dias a InvestSol tem instalado sistemas de todos os portes… desde aquele cliente que consome apenas 350 kWh/mês até quem consome 3.000 kWh/mês e todos estes sistemas automaticamente consomem um pouco de energia na sua própria unidade consumidora e invariavelmente injetando energia na rede da concessionária, essa energia é então é "emprestada" à concessionária que a vende para as unidades consumidoras que estão na proximidade da fonte geradora.


Um dia destes conversando com um engenheiro amigo que trabalha dentro de uma concessionária de energia estava nos contando que depois do crescimento da energia solar fotovoltaica os problemas com falta de energia, apagão e problemas internos nas subestações de energia da concessionária diminuíram drasticamente, graças a geração distribuída.


Isso tudo devido ao fato de que quando você não tem solar, a energia que você consome vem de algum grande centro gerador, como uma grande usina hidrelétrica, ou alguma outra fonte que se localiza a kilometros de distância. Isso faz com que uma boa parte dessa energia se perca pelo caminho (com dissipação e perda ohmica (não vamos nos aprofundar)), além da necessidade do país estar tendo a obrigação de sempre estar investindo na robustez e melhoria das linhas de transmissão de energia (o famoso SIN - Sistema Integrado Nacional)... entre outros fatores.


Para se ter uma idéia, baseado em dados oficiais, e tendo como fonte uma matéria da ABSOLAR do dia 27/01/2010, para cada R$1,00 (um real) investido em energia solar fotovoltaica usada para abastecer residências e comércios de pequeno e médio porte o setor devolve R$3,00 (três reais) em ganhos elétricos, econômicos, ambientais e sociais aos brasileiros. Ou seja, 3x mais!


Ainda segundo a ABSOLAR, estes resultados foram encontrados baseado em dados relacionados ao incremento de arrecadação dos governos federal, estaduais e municipais decorrente do aporte financeiro, geração de novos empregos e automaticamente circulação de verba nos mercados locais. Interessante é que, nas contas da ANEEL, estes fatores foram deixados de fora para comprovar a validação do crescimento da energia solar fotovoltaica no nosso país.


Outro valor imensurável relacionado ao uso desta fonte de energia é a conservação das reservas hídricas das hidrelétricas e pequenas PCHs, com isso você deixa de utilizar a água escassa em tempos de seca, não aciona as termelétricas e as fontes poluentes e, nem quem possui solar fotovoltaica, nem o vizinho de quem possui precisa pagar bandeira amarela, ou bandeira vermelha.


No aspecto sustentabilidade então a tranquilidade é maior ainda, segundo uma entidade independente de reciclagem de equipamentos fotovoltaicos, a PV Cicle, reciclar módulos fotovoltaicos é tão fácil quanto a reciclagem de uma lata de refrigerante, fora o fato de que a durabilidade destes equipamentos ultrapassa os vinte anos, considerando alta performance.


A geração distribuída é sem dúvida a solução para os problemas de expansão tecnológica do nosso país, seja a solar fotovoltaica (que é sempre a nossa pauta por ser o know how da InvestSol, seja a eólica, maremotriz e todas as outras fontes limpas e renováveis do nosso país. Não temo como fugir dessa evolução e qualquer tentativa é regresso tecnológico e sustentável.


Você já fez o seu sistema solar fotovoltaico? Entre em contato com a gente. orcamento@investsol.com +55 18 9 9739-5701


Abraços de luz (solar).



7 visualizações0 comentário

©2019 by InvestSol engenharia solar fotovoltaica

Faça parte da nossa newsletter e receba novidades sobre o mercado solar fotovoltaico

Newsletter InvestSol

INVESTSOL_CLORORIDO_PNG.png
  • Instagram
  • Facebook